Redução das mamas
A mamoplastia redutora tem como objetivo reduzir as mamas que se encontram em tamanho e peso desproporcional à anatomia do tórax. Além de sanar os desconfortos físicos como dor nas costas o procedimento é capaz de devolver a auto estima de muitas mulheres.
Existem diversas técnicas descritas para a mamoplastia redutora, mas de forma geral, o procedimento faz a retirada de tecido mamário, gordura e peles excedentes da mama e faz o remodelamento para devolver o formato natural da mama (cone).
A extensão das incisões variam de acordo com o objetivo e necessidade do paciente, os critérios utilizados para definir a quantidade a ser retirada são as dimensões de tórax, grau de hipertrofia mamária e desejo do paciente.
As cicatrizes podem variar de acordo com a técnica utilizada, geralmente, quanto menor a mama, menor será a incisão e logo, menor será a cicatriz. Podem variar desde uma cicatriz discreta periareolar (em volta da aréola) até uma maior, em formato de T invertido.
A anestesia recomendada é a peridural com sedação ou geral, o objetivo da cirurgia é adequar o formato e tamanho dos seios ao corpo e também deixar os seios mais leves e firmes.
O pós-operatório é muito importante e pode influenciar na qualidade dos resultados, o sutiã cirúrgico é indicado e deve ser utilizado pelo tempo recomendado pelo médico, deve-se tirá-lo apenas para o banho.
Também é recomendado sessões de drenagem linfática para diminuir o edema pós-operatório. O paciente pode retomar as atividades cotidianas de trabalho e estudo em duas semanas, mas exercício extremos que demandam esforço e atividades físicas em geral devem ser evitados durante um mês após o procedimento.
Formado em uma das melhores instituições do estado de São Paulo e com residência em cirurgia plástica pela USP, o Dr. Vinícius Zolezi é um especialista referência na região de Limeira e possui conhecimento para executar a mamoplastia redutora com segurança.