Lifting Facial
Muitas vezes a imagem refletida no espelho não se parece com aquela que gostaríamos de ter. Os sinais de envelhecimento são inevitáveis e em nosso rosto eles são bem mais visíveis. Além do efeito da gravidade, a exposição ao sol e ao estresse do dia a dia deixam marcas. O tempo também deixa as suas, assim como nossas expressões, experiências e sentimentos vividos. Mas elas não precisam ficar tão evidentes em nosso rosto.
O lifting facial, também conhecido como ritidoplastia, é uma cirurgia plástica facial voltada para aqueles que desejam melhorar e rejuvenescer o rosto e o pescoço. Essa cirurgia plástica diminui a flacidez, remove o excesso de pele e funciona de modo a levantar os tecidos e fazer com que retornem ao lugar de origem antes do envelhecimento.
Existem inúmeras técnicas a serem realizadas de acordo com os problemas apresentados, mas no geral a cirurgia consiste em uma incisão na parte anterior da orelha, subindo em direção ao couro cabeludo e, posteriormente, penetram na região pilosa de forma horizontal ou descendente, para que seja feito um descolamento da pele até chegar à fáscia (lâmina de tecido fibroso), que é elevada e fixada em um ponto mais alto para um rejuvenescimento do rosto. Somente o excesso de pele é retirado, sem esticar muito, para não deixar a paciente com um aspecto artificial.
As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, tornando-se cada vez menos visíveis com o passar do tempo. Enquanto isto não ocorre, recursos cosméticos como maquiagem e penteados adequados conseguem disfarçar as cicatrizes causadas pelo procedimento.
Durante o pós-operatório, alguns cuidados são fundamentais para uma boa recuperação. Um curativo tipo capacete é colocado após a plástica no rosto e retirado depois de um dia. Sua função é comprimir os tecidos, reduzindo as chances de sangramento. Normalmente, utiliza-se também um pequeno dreno, que é removido depois de cerca de 24 horas.
É comum a face ficar inchada e com manchas roxas, principalmente nos três primeiros dias após a plástica no rosto e especialmente na região ao redor dos olhos e orelhas, mas após o terceiro dia esse edema vai diminuindo. É normal, também, sentir uma rigidez no pescoço e na face nas primeiras duas semanas, devido ao inchaço e ao processo de cicatrização.
Mas mesmo com o lifting, é importante lembrar que o processo de envelhecimento é contínuo. Fatores como genética, idade, etnia, doenças, nutrição e estilo de vida contribuem para a manutenção ou não do resultado da cirurgia.