Lifting dos Braços
A braquioplastia, também conhecida como lifting de braço, reduz o excesso de pele e de gordura entre a axila e o cotovelo. É indicada para pacientes com flacidez significativa de pele nos braços.
Em alguns pacientes, além do excesso de pele, ocorre o excesso de gordura e, nestes casos, pode-se associar a lipoaspiração. Ou também aqueles que têm flacidez da pele na parte do braço, devido ao envelhecimento, a genética ou perda de peso.
A escolha da técnica cirúrgica para o rejuvenescimento dos braços depende fundamentalmente do tipo de alteração presente em cada caso. Em pacientes com aumento da circunferência devido exclusivamente ao acúmulo de gordura, a lipoaspiração tem oferecido resultados excepcionais graças à intensa capacidade de retração da pele nesta região.
No caso de excesso de pele, se localizado dentro de dois centímetros da axila, o cirurgião pode puxar a pele para cima através de uma incisão na axila. Para casos cujo excesso de pele se estende da axila até o cotovelo, a única opção é a remoção completa da flacidez do braço com uma incisão que vai da axila ao cotovelo, na parte interna do braço. A anestesia utilizada nesse procedimento pode ser o bloqueio braquial, anestesia local com sedação ou anestesia geral.
As cicatrizes são cuidadosamente posicionadas nas axilas (quando há flacidez menor de pele) ou podem se estender pela a face interna do braço. Sua extensão dependerá do grau de flacidez na região. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos aos pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais. Nessa fase é importante não tomar sol na cicatriz para esta não ficar definitivamente escura.
Durante o período do pós-operatório, o paciente deve evitar ao máximo excesso de movimentos, principalmente levantar os braços por 30 dias. Quanto menor a tração sobre a cicatriz, menor será o seu alargamento.
Após a cirurgia, será colocada uma malha para compressão no local. Será necessário um acompanhante responsável para poder levar o paciente para casa e acompanhar o paciente por no mínimo, 24 horas após o procedimento. O retorno ao trabalho poderá ocorrer no período de uma ou duas semanas e aproximadamente 15 dias para dirigir carros novamente.
O resultado definitivo da braquioplastia é atingido após 6 meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz.