Lifting Cervical
A chamada “papada” ou duplo queixo é um problema comum, tanto no sexo masculino como no feminino e em muitos casos, é um dos primeiros sinais de envelhecimento. As características marcantes da região cervical são perdidas e advém da acumulação de gordura em torno do pescoço, que cede e cai, formando assim um contorno na pele idêntico a um segundo queixo.
Normalmente tem origem em três fatores: obesidade, herança genética e idade. Não há uma idade definida para a realização de um lifting cervical, pois há pessoas ainda jovens já com papada por conta de características genéticas e que podem também ser ajustadas com a cirurgia.
Como muitas vezes é realizada em conjunto com o lifting facial, aproveitam-se as mesmas incisões laterais e acrescenta-se outra na região embaixo do queixo. Toda a cirurgia é realizada por baixo da pele, remodelando os planos profundos, mantendo as cicatrizes mínimas ou escondidas.
O procedimento em si tem duração média de 2 horas e o paciente sai da sala cirúrgica com um curativo que envolve toda a cabeça, permanecendo com ele por no mínimo 24 horas. Há necessidade de internação de 1 dia tendo alta no dia seguinte.
O lifting cervical não fica necessariamente com um aspecto esticado. Pode mesmo ficar com um ar natural e sem parecer exagerado. Os pacientes devem usar filtro solar e evitar sol sobre as cicatrizes. Atividades físicas leves, como caminhadas e esteira, podem ser iniciadas cerca de 15 dias após a cirurgia.
O resultado final do lifting cervical é observado de quatro a seis meses após a cirurgia, porém se torna essencial manter uma rotina de tratamentos para manter os resultados durante o tempo. Os riscos da cirurgia envolvem edema, equimoses e perda temporária de sensibilidade local, que é reversível na maioria dos casos.