Cirurgia Íntima Feminina

Procedimento cirúrgico também conhecido como labioplastia, e tem por objetivo realizar a redução dos pequenos ou dos grandes lábios vaginais. Trata-se de procedimento indicado para mulheres que possuam hipertrofia dessa região. Essa hipertrofia, pode causar constrangimento durante as relações sexuais e também desconforto ao usar roupas de banho.

Para casos em que há acúmulo de gordura na região do monte de Vênus, podemos realizar a lipoaspiração local. Diante de pequenos lábios assimétricos e/ou aumentados, podemos realizar a ressecção do seu excesso, junto à sua simetrização (ninfoplastia/labioplastia). Diante da hipotrofia de grandes lábios, podemos também realizar a lipoenxertia local, ou seja, a injeção de pequena quantidade de gordura, retirada da própria paciente, para melhora do aspecto estético e funcional destas estruturas.

O pós-operatório não costuma ser doloroso, sendo necessário o uso de analgésicos comuns quando existir dor. A paciente pode voltar a trabalhar no dia seguinte. Deve-se evitar esforço físico por 10 dias e a relação sexual só está liberada 20 dias após o procedimento. Pode ocorrer um inchaço na região, mas que desaparece em poucos dias. Como a cirurgia é feita na mucosa, a cicatrização do local é excelente.

A cirurgia de ninfoplastia pode causar redução transitória da sensibilidade dos pequenos lábios, porém a sensibilidade do clitóris não é afetada, pois essa região não é manipulada.

O resultado psicológico é extremamente positivo, uma vez que as pacientes se sentem mais autoconfiante na vida íntima e social.