Skip to content

Abdominoplastia

A abdominoplastia é a cirurgia plástica realizada para retirar o excesso de pele, flacidez e gordura da região abdominal, proporcionando a recuperação da firmeza do abdômen.

O principal objetivo é harmonizar o contorno corporal, produzindo melhores curvas e retirando os excessos. É indicada para mulheres e homens cuja flacidez de pele cause desconforto social ou até mesmo funcional.

Primeiramente é necessário que o cirurgião plástico faça uma avaliação completa do abdômen do paciente, investigando qual é a quantidade e a localização dos acúmulos de gordura, do excesso de pele e se há diástase (afastamento) do músculo reto abdominal.

Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de pele e gordura, evidentemente haverá uma redução no peso corporal, que varia de acordo com o volume de cada paciente. É importante ressaltar que não são os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que o abdome manterá com o restante do tronco e os membros. Vale lembrar que esse procedimento não visa à perda de peso, mas sim dar forma ao corpo.

Mesmo que os resultados da abdominoplastia sejam tecnicamente permanentes, o resultado positivo pode diminuir muito devido a oscilações de perda e ganho de peso. Por esta razão, pessoas que estão planejando perder peso substancial ou mulheres que pretendem ter futuras gestações, podem ser aconselhadas a postergar a cirurgia.

Após a gravidez, pode se desenvolver a diástase (afastamento) da musculatura do abdome. Com isso, perde-se a cintura e também pode causar um abaulamento na região anterior do abdome, sendo necessário sempre manter contraída a musculatura abdominal para não aparecer essa protuberância.

Raramente a cirurgia traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos e seguindo todas as instruções do médico corretamente. Importante é controlar a ansiedade e não esperar um resultado antes da hora.

Cada caso é um caso e evolui de maneira diferente. Ouça seu médico e construa uma boa conexão, que é parte essencial ao seu resultado.