O nosso rosto conta uma história, mas muitas vezes as marcas deixadas pelo tempo transformam-se em algo indesejado. Quando as rugas e linhas de expressão passam a incomodar, é comum a busca por mudanças.
O universo da beleza está repleto de tratamentos para rejuvenescer a face e todo ano são lançados cosméticos e equipamentos que possuem a promessa de minimizar os sinais do envelhecimento e dos danos causados pelos raios ultravioletas, doenças de pele e marcas de lesões no rosto.
Em meio a tantas novidades, há dois tratamentos que continuam em alta: a toxina botulínica, mais conhecida como Botox e o preenchimento facial com ácido hialurônico.
O preenchimento facial é uma técnica imprescindível para o rejuvenescimento. De forma muito rápida, um sulco, uma depressão ou um lábio pode ser melhorado através dessa técnica. Ele é um produto seguro para o preenchimento facial, uma vez que é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo e está presente na pele.
Para melhorar e amenizar rugas finas, olheiras profundas, bigode chinês e depressões do rosto, o preenchimento com ácido hialurônico é o tratamento ideal. As aplicações são feitas em pontos específicos, de acordo com a indicação de cada paciente, visando realçar os contornos do rosto e deixar a face com uma aparência renovada. A duração do preenchimento pode chegar até 24 meses.
Já a toxina botulínica, ou botox, age paralisando o músculo e evitando que ele se movimente e forme rugas. A aplicação pode ser feita para amenizar as rugas entre as sobrancelhas, nos pés de galinha, na boca, na testa, no queixo e nas linhas que se formam no pescoço. Os resultados permanecem por volta de seis meses. Além do uso estético, o botox também pode ser utilizado no tratamento combinado de doenças como a hiperidrose e a enxaqueca crônica.
Os dois são tratamentos complementares, tendo cada um a sua indicação para cada área da face. A maioria dos pacientes que busca rejuvenescimento tem indicação de ambos os tratamentos, podendo escolher a área que deseja melhorar, optar pelo tratamento combinado ou apenas um dos métodos.