Agendou a cirurgia?
Mas será que você já sabe tudo o que precisa saber?
O Brasil é um dos países recordistas mundiais em cirurgias plásticas e, esse dado reflete a preocupação dos brasileiros em se adequar à um padrão de beleza moldado pela própria sociedade.
Apesar das questões problemáticas envolvidas neste contexto, a busca por beleza e autoestima movimenta o mercado de cirurgia plástica, mesmo na crise.
A vontade de melhorar a aparência e encontrar a melhor versão de si, muitas vezes, faz com que as pessoas ignorem informações e preocupações pertinentes aos procedimentos que se submetem.
Todas as etapas do processo desde o agendamento da primeira consulta são essenciais para qualidade e segurança dos resultados.
E antes de mais nada: a indicação do procedimento é de responsabilidade do médico, cabe ao profissional médico por meio de seus conhecimentos, ética e diligência definir se o procedimento é pertinente ou não.
Confira agora algumas informações primordiais para realização de um procedimento cirúrgico:
- Diagnóstico correto;
- Avaliação do histórico de saúde do paciente;
- Riscos e eventuais efeitos colaterais;
- Alinhar expectativas em relação ao potencial de resultado;
- Apresentação das alternativas ao tratamento;
- Demandas pré e pós operatória.
Além destas, a escolha pelo local e o profissional é de suma importância para a segurança e satisfação do paciente. O profissional de cirurgias plásticas deve ser habilitado e possuir título de especialista reconhecido pela Sociedade de Especialidade e pelo Ministério da Educação (MEC). O procedimento deve ser sempre feito em ambiente seguro que respeite as legislações específicas de cada área.
O tipo de procedimento, risco cirúrgico, duração e tipo de anestesia determinam o melhor local para sua realização.
Alguma dúvida? Vamos conversar!