Existe uma anormalidade nas mamas que acomete milhares de mulheres, que na maioria das vezes, sofrem em silêncio. Mas, que existe solução!
Mamas com formato incomum?
Mama tuberosa caracteriza pelo crescimento e desenvolvimento anormal das mamas femininas. São deformidades congênitas, ou seja, nascem com a mulher. É uma doença mais comum e prejudicial às mulheres, mas em casos mais raros, os homens também podem ser acometidos.
A mama afetada possui um subdesenvolvimento do pólo de inferior da mama, tecido mamário em menor quantidade e aréolas com um diâmetro maior do que o normal e posicionadas mais inferiormente.
O formato geral das mamas fica diferente, mais tubular e cumprido, com base estreita e aréola demasiadamente grande.
A mama tuberosa só pode ser diagnosticada a partir da puberdade, que é o momento em que as mamas femininas começam a se desenvolver. É importante lembrar que, nem todo desenvolvimento assimétrico trata-se da doença.
Durante o processo de maturidade física é possível que haja um desequilíbrio entre as proporcionalidades dos órgãos, devido às mudanças hormonais.
A boa notícia é que, hoje já estão disponíveis na medicina plástica técnicas cirúrgicas capazes de corrigir esta anomalia e devolver a autoestima à quem sofre com o problema.
Os procedimentos tem como objetivo repor o volume deficitário através da implantação de prótese de silicone, e as técnicas variam de acordo com o grau de deformidade indicado pelo médico cirurgião.
Há graus leves onde o resultado da intervenção com prótese se assemelham muito à uma mama normal, mas em casos com deformidade grave, a paciente poderá ser submetida à uma cirurgia mais complexa, com maior nível de invasão e as cicatrizes poderão um pouco maiores.
Os cuidados pré e pós-operatórios são como quaisquer outros de outras cirurgias mamária: repouso por um período de no mínimo 15 dias, cuidados com a exposição ao sol e afastamento de atividades físicas.
As técnicas devem ser adequadas e personalizadas à necessidade e desejo da paciente, para otimizar os resultados e sua satisfação.
Opte sempre por um cirurgião especialista.
Alguma dúvida?
Clique aqui e fale comigo no WhatsApp sobre a cirurgias de mama.