A insatisfação com o tamanho ou formato dos seios é muito comum entre as mulheres, fato este que, faz com que cirurgias de mamas com prótese sejam cada vez mais procuradas nos consultórios para fazerem parte do processo de retomada da autoestima.
Existem diversas técnicas e abordagens que abrangem e atendem diferentes casos e objetivos, além de existirem dois tipos de prótese.
Próteses arredondadas: as próteses de silicone semi esféricas são as mais indicadas, pois apresentam resultado mais natural e permitem um melhor contorno da mama.
Prótese anatômicas (em gota): Tem formato em gota e são indicadas para pacientes que buscam maior volume e contorno proporcional.
A mastoplastia adicional ou mastoplastia de aumento consiste no implante de prótese mamária de silicone sob o músculo ou abaixo glândula mamária, visando o aumento de volume e remodelagem dos seios.
A indicação mais frequente é para aumento de mamas de pequeno volume, mas a técnica também atende demandas de correção de mamas caídas, correção de assimetria e reconstrução mamária (nos casos onde houve a retirada de glândula no tratamento de câncer de mama).
A anestesia pode ser local com sedação ou geral e a técnica cirúrgica deve ser escolhida por um médico especialista analisando as especificidades do caso. A incisão geralmente é feita no sulco mamário, pois dá acesso mais fácil à região onde a prótese será implantada e a cicatriz tende a ser mais discreta, portanto é a mais indicada.
Procure um cirurgião especialista para indicar o melhor tratamento e técnica para o seu caso.