Muitas mulheres são insatisfeitas com o seu bumbum. Geralmente o descontentamento com os glúteos pequenos levam essas a procurarem atividades físicas como academias para melhorar o volume e a forma dos seus glúteos. No entanto, ficam muitas vezes frustradas, pois o resultado desejado não acontece mesmo com muito esforço.
A enxertia de gordura na área do glúteo é uma boa alternativa para a solução destes problemas.
A gluteoplastia, com enxerto de gordura, consiste na coleta de gordura de outras partes do corpo como o abdome, o dorso, o culote dentre outras através da lipoaspiração e esta é injetada precisamente nos locais onde desejamos adicionar volume e corrigir imperfeições de contorno.
Para realizar a injeção de gordura, são feitos dois furos de cada lado do bumbum com 5 mm cada, ficando quase imperceptíveis. Mesmo sendo discretos, tudo é combinado com a paciente e decidimos juntos onde posicionar cada incisão ou cicatriz. Também pode ser usada na região superior dos glúteos para acentuar sua curvatura.
Está indicada para pacientes maiores de 18 anos quando existe uma perda de volume nesta área, associada ou não a uma atrofia ou queda da gordura local, hipotrofia muscular, ou nos casos de correção de deformidades congênitas (agenesia) ou adquiridas (acidentes, tumores, retrações pós-injeções, etc.).
Após a enxertia de gordura, acontece uma absorção de aproximadamente 40% da gordura enxertada pelo próprio organismo dentro do primeiro ano, mas o restante que fica é definitivo.
Os pacientes que realizam a cirurgia plástica de glúteos deverão ficar internados no hospital por 24h. Geralmente, na manhã do dia seguinte à cirurgia o paciente recebe alta, sendo liberado para ir para casa. Embora não haja dor importante na recuperação, o paciente deverá lembrar sempre dos cuidados do pós-operatório.
O pós-operatório possui como restrição maior o fato de não poderem se sentar na área da cirurgia no primeiro mês. Além desse cuidado, no primeiro mês não se pode realizar esforços físicos, como academia e outras atividades físicas. Após dois meses da cirurgia pode-se realizar qualquer esforço físico, inclusive exercícios aeróbicos como corrida, ou academia com peso.
O principal cuidado que se deve ter é procurar um profissional capacitado, no caso um cirurgião plástico treinado, para que os resultados sejam os mais naturais e estáveis em longo prazo.