Existe peso ideal para fazer cirurgia plástica?
Esse é um questionamento que eu recebo praticamente todos os dias nas minhas mídias sociais ou de pacientes no consultório.
Entenda como o peso influi na qualidade dos resultados de uma cirurgia plástica.
É preciso começar desmistificando que: cirurgia plástica não é uma fórmula mágica para o emagrecimento.
A lipoaspiração e abdominoplastia não têm como objetivo o emagrecimento, apesar de estarem associadas à ele.
A busca pelos procedimentos são derivadas da insatisfação com o corpo, na maioria das vezes pelo excesso de peso devido ao sedentarismo, má alimentação ou doenças que favorecem o ganho de peso.
E neste caso o paciente opta pela cirurgia por acreditar que será um caminho mais fácil e rápido.
Porém, ela não é!
Emagrecer antes da cirurgia plástica
E uma das perguntas mais frequentes é “preciso emagrecer antes da cirurgia?”
Sim!
Apesar de não ter um peso exato ideal para estar apto aos procedimentos é importante estar dentro de uma margem saudável para segurança e otimização dos resultados.
Todo e qualquer procedimento cirúrgico é passível de complicações e, estar acima do peso é um dos fatores de risco para doenças como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares.
Então todo cuidado é pouco!
Essas intervenções estéticas têm como objetivo redefinir o contorno corporal, seja retirando os tecidos gordurosos ou pela própria remodelação da barriga.
Ou seja, não exclui a necessidade de se investir na mudança de hábitos alimentares e de atividades físicas.
Emagrecer antes da cirurgia não implicará apenas nos resultados da mesma, mas também pode trazer benefícios a sua saúde, longevidade e qualidade de vida.
Consulte um especialista para sanar as dúvidas que ainda restarem e entender qual é o procedimento mais adequado a você de acordo com seus objetivos.