Um dos procedimentos mais conhecidos mundialmente é a lipoaspiração e ao longo do tempo, venho tirando algumas dúvidas sobre esse procedimento. E hoje decidi falar sobre o limite máximo de gordura que pode ser retirado nessa técnica, entenda melhor a seguir:
ATENÇÃO: antes de iniciar esse texto, preciso deixar claro que as informações ditas são no geral, porém, cada procedimento cirúrgico é ÚNICO e sempre deve ser avaliado as características físicas individuais de cada paciente, como também peso corporal, reservas de ferro no organismo e o preparo pré-operatório.
EXISTE LIMITE DE RETIRADA DE GORDURA?
Sim, existe! A orientação básica de segurança é para evitar ao máximo exceder um volume de retirada de 7% do peso corporal.
Entenda, um paciente com 60 Kg que irá realizar o procedimento de lipoaspiração pode retirar em base 4,2L de gordura, exemplo.
É realizado um cálculo que permite a retirada de gordura de maneira segura.
Nos casos em que é realizado mais de uma cirurgia no (a) paciente, esse volume DEVE ser reduzido para a segurança do procedimento. Chegando até a 4% do peso corporal da pessoa.
Existe uma normativa divulgada pelo Conselho Federal de medicina que orienta sobre os critérios sobre a realização da lipoaspiração.
http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2003/1711_2003.htm
Tem alguma dúvida sobre lipoaspiração ou outro procedimento cirúrgico? Marque uma avaliação para conversarmos sobre!