A adolescência é época de descobrimento e mudanças constantes e, até pouco tempo eram indicadas apenas cirurgias em razão da saúde, mas não podemos negligenciar que, a cirurgia plástica pode ser o sonho de muitos adolescentes para alívio de incômodos físicos e resgate da auto estima.
Apesar de o período da adolescência apresentar boa saúde, metabolismo acelerado, fácil recuperação e baixo risco cirúrgico, deve-se levar em consideração às condições psicológicas e emocionais do paciente.
Nesta fase, há muitas mudanças hormonais e estas podem influenciar na simetria e proporções do corpo.
Então é preciso observar também se o corpo ainda sofre com as transformações naturais da faixa etária, pois alguns procedimentos só poderão ser realizados se a área do corpo abordada já tiver alcançado a maturidade física.
Por isso cada caso deve ser avaliado individualmente.
As cirurgias mais procuradas pelos jovens são: lipoaspiração, cirurgias de mama (aumento e redução), ginecomastia (retirada de excesso de mama nos homens), rinoplastia (nariz) e otoplastia (correção de orelhas de abano).
O número de jovens buscando por intervenção cirúrgica estética vêm crescendo, isso se deve à disseminação um corpo ideal padronizado inventado pela sociedade.
É importante reiterar que, o emocional do adolescente é colocado em pauta para avaliar se o desejo se trata de uma necessidade real ou se o jovem está se submetendo à uma mudança que foi imposta à ele.
A maioria dos resultados de cirurgias plásticas são irreversíveis. Por isso o processo deve ser cuidadoso e os pais devem fazer parte dele.
Alguma dúvida? Vamos conversar!