Nesse post eu quero desvendar as promessas de acabar com as estrias por meio de cirurgias plásticas e contar se isso é realmente possível.
Para entender como se formam as estrias, primeiro precisamos compreender a estrutura de sustentação da pele. No entanto, vamos descrever de maneira bem resumida e didática.
Como se formam as estrias?
Nossa pele é formada por várias camadas. Então, em algumas delas, existem fibras de colágeno e elastina, que garantem a elasticidade, firmeza e a sustentação desse tecido tão importante.
Essas fibras funcionam realmente como um elástico em um tecido que se estica. Assim, quando a pele é estendida até um determinado limite (como em um leve inchaço temporário), depois que o corpo desincha ela volta ao seu formato original sem alterações.
Porém, quando a pele é esticada acima desse limite ou essa distensão acontece muito rápido (como na gravidez), a elastina e o colágeno não conseguem ser tão flexíveis. Assim, essas fibras se rompem em camadas profundas da pele. Aquela área fica sem sustentação, deixando uma marca ou até mesmo uma depressão.
Aliás, essas linhas podem surgir por causa de vários fatores, como aumento de peso corporal, efeito sanfona, gravidez, crescimento de massa muscular, alteração hormonal e até mesmo colocação de próteses.
Afinal, é possível fazer cirurgia plástica para estrias?
A forma mais indicada de remover essas marcas é retirando a pele onde elas se formaram. No entanto, não existe uma cirurgia plástica para estrias ou, pelo menos, não há um procedimento específico para isso.
Como essas cicatrizes geralmente se alojam nos seios, glúteos, coxas, braços e barriga, algumas pessoas que passam por uma cirurgia plástica para a remoção de excesso de pele do abdômen (abdominoplastia), por exemplo, chegam a dizer que acabaram suas estrias causadas pela gravidez graças ao procedimento.
Ocorre que na mesma parte do excesso de pele removido pela cirurgia plástica, as marcas foram retiradas junto com a pele extra. Dessa forma, surge o mito de que existe um procedimento que resolve esse problema.
Ficou claro?! As estrias te incomodam?