Correção de Cicatrizes
Todo corte ocorrido em nossa pele resulta em uma cicatriz. A cicatrização ocorre pela produção de um tecido que “solda” as margens do ferimento. Infelizmente, é impossível que a “solda” seja exatamente igual à pele, resultando em um tecido de cicatrização que difere da pele em cor, textura, aspecto e elasticidade.
Existem vários tipos de cicatrizes que, dependendo da cor da pele, podem ter aspecto indesejável, mas são possíveis de serem corrigidas através de cirurgia reparadora. Os procedimentos de correção de cicatrizes visam camuflá-las e ocultá-las, uniformizando-as com o tom e textura da pele.
O quelóide é uma lesão elevada, brilhante, pruriginosa ou dolorosa, que ultrapassa os limites da ferida original, ou seja, invade a pele normal adjacente. Apresenta crescimento ao longo do tempo e não regride espontaneamente. Comumente evolui com recorrência após excisão.
Já as cicatrizes hipertróficas consistem em cicatrizes elevadas, tensas e confinadas às margens da lesão original. Com frequência tendem à regressão espontânea, vários meses após o trauma inicial.
A causa desse problema é multifatorial. Depende da técnica empregada, da posição em que o corte é feito, da presença de infecções pós-cirúrgicas e da cor de pele do paciente, entre outros fatores.
Mas é importante ressaltar que nenhuma cicatriz pode ser removida completamente. O grau de melhora depende das variáveis como a direção e o tamanho da cicatriz, a idade da pessoa, o tipo e a cor da pele e fatores hereditários que podem preceder a extensão do processo de cicatrização. Normalmente a correção cicatricial traz um aspecto mais “camuflado” à cicatriz, tornando-a mais fina e bem posicionada.
Seguir corretamente as recomendações de seu médico é fundamental para o sucesso da cirurgia e os cuidados pós-operatórios são essenciais para uma cicatriz ideal. Os mais importantes são: evitar tomar sol, evitar esforços, usar protetor solar sempre, remover os curativos a partir da primeira semana e retomar as atividades cotidianas após o mesmo período.
Os resultados finais da cirurgia de correção de cicatriz podem levar vários meses para se tornarem aparentes e, em alguns casos, pode levar um ano para a nova cicatriz cicatrizar completamente. Várias técnicas podem ser utilizadas para melhorar o aspecto de uma cicatriz, por isso é preciso uma análise cuidadosa de cada caso para indicar a melhor