Skip to content

Gluteoplastia

Algumas pessoas possuem a musculatura da região glútea pouco desenvolvida e, mesmo se exercitando em academias, não conseguem obter um resultado satisfatório. Outros fatores como a perda significativa de peso, o sedentarismo, ou mesmo a idade prejudicam a elasticidade da pele e o músculo da região glútea, que tendem a apresentar flacidez.

A gluteoplastia de aumento é uma das mais modernas cirurgias plásticas, a qual permite corrigir assimetrias, aumentar o tamanho, corrigir a flacidez, melhorar a forma, os contornos e a projeção dos glúteos.

Em muitos casos associa-se a lipoaspiração dos flancos, culotes e face interna da coxa para amplificar os resultados dando o devido contraste nas curvas do dorso, glúteos e coxas.

Atualmente, as técnicas mais seguras para aumento do bumbum são através da lipoenxertia glútea (injeção de gordura retirada de outras partes do corpo do próprio paciente como, por exemplo, do abdome e dorso) e o implante de próteses de silicone.

Já os procedimentos não recomendados, pelos riscos que podem causar ao organismo, são a injeção de substâncias como PMMA (poli metil metacrilato) e o Hidrogel (poliamida).

O pós-operatório tem como restrição maior o fato do paciente não poder se sentar na região da cirurgia no primeiro mês. Além desse cuidado, no primeiro mês devem-se evitar esforços físicos. Após dois meses da cirurgia, o paciente é liberado para realizar atividades físicas.

Lembrando que a gluteoplastia é indicada para pacientes maiores de 18 anos, pois geralmente nesta idade a estrutura corporal já está quase toda formada.

Durante a primeira consulta, será indicada a melhor técnica a se utilizar e no caso de implante, o formato de prótese mais adequado ao glúteo. A escolha do tamanho é baseada nas proporções de cada paciente e as formas disponíveis são redonda, oval e oval com extra projeção (quartzo). A utilização de cada tipo de prótese vai depender da anatomia da paciente e de seu desejo.

O resultado da gluteoplastia é facilmente visto após a cirurgia, porém um resultado mais definitivo e natural é observado após alguns meses.