Rinoplastia
A infância e a adolescência são fases da vida em que a aparência do rosto pode gerar grandes traumas e sofrimentos. Por ser o centro da face, o nariz tem um papel fundamental nesse aspecto e até mesmo pequena imperfeição pode ser motivo de comentário indesejável e bullying.
Quando o tamanho do nariz é desproporcional ao restante do rosto, não há maquiagem que esconda. É por isso que cirurgias estéticas do nariz são cada vez mais requisitadas e procuradas por pacientes de todas as idades.
A rinoplastia é a cirurgia plástica indicada para correção estética do nariz e existem inúmeras possibilidades como aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e até diminuir a giba óssea, que os médicos chamam de “calo” do nariz.
Existem duas técnicas para a abordagem da rinoplastia: a aberta (exorrinoplastia) ou fechada (endonasal). Na primeira é feita uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada uma delas. Na segunda, há incisões apenas dentro delas.
A cirurgia é realizada principalmente através da modelagem dos ossos e cartilagens que compõem o nariz. São realizadas incisões na parte interna das narinas (mucosa nasal) e, se necessário, na columela, que é a parte inferior do nariz que se continua com o lábio superior. Dessa forma as cicatrizes são em sua maioria internas, sendo que a cicatriz localizada na columela tem apenas cerca de 3 a 4 milímetros e na grande maioria dos casos torna-se praticamente imperceptível.
Muitas vezes a cirurgia é associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais, que costuma aumentar na presença de alergias, como a rinite.
Apesar de cada paciente ter um nível de sensibilidade diferente à dor, os dias após a rinoplastia são praticamente indolores. Se o paciente se sentir desconfortável, os analgésicos receitados serão suficientes para acabar com a dor. O curativo rígido permanece por 7 dias sendo retirado no consultório.
É recomendado que a rinoplastia seja feita em pacientes a partir dos 16 anos de idade, idade em que o desenvolvimento facial do paciente está praticamente concluído.
Lembre-se: as informações expostas acima pretendem oferecer apenas uma visão geral do procedimento em questão e não substituem à consulta médica.