A cesária é uma alternativa cirúrgica para o parto normal, é indicado para casos onde a mãe não tem evolução da dilatação necessária para a passagem do bebê ou simplesmente optam pelo procedimento.
O corte é feito após a assepsia do local e anestesia raquidiana na lombar. A incisão mede cerca de 12cm e dá acesso ao tecido celular subcutâneo e logo após os outros tecidos também são cortados delicadamente para acessar o útero.
Depois da cirurgia há inúmeros cuidados a serem tomados para melhor cicatrização, como por exemplo, não se expor ao sol, tratar os curativos corretamente, não pegar peso entre outros.
Apesar disso, muitas mamães apresentam cicatrizes hipertróficas, o que causa muito incômodo. A correção futura geralmente não tem impedimento clínico mas é preciso aguardar alguns meses antes de optar por um procedimento estético já que é necessário observar a progressão do problema ou melhora do aspecto da região.
A cicatriz deve ser avaliada por um cirurgião plástico que determinará a melhor abordagem, na maioria dos casos é possível realizar a ressecção da cicatriz.
Lembrando que, cada organismo responde individualmente ao procedimento e os cuidados necessários devem ser prescritos pelo cirurgião responsável.
Para maior segurança e qualidade dos resultados, opte sempre por um médico especialista.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato pelo WhatsApp.