É possível com cirurgia plástica?
A cirurgia plástica para correção de cicatrizes tem como objetivo reparar as alterações derivadas do processo de cicatrização de feridas em qualquer parte do corpo, corte, queimadura ou cicatrizes cirúrgicas como cesariana ou apendicectomia.
Como é feita
A técnica e abordagem utilizada depende do tipo, tamanho, localização e gravidade da cicatriz. Estes aspectos devem ser observados pelo próprio cirurgião, além de se considerar as necessidades do paciente e sua tendência de cicatrização. Mas de forma geral, pode-se utilizar cortes, remoção ou reorientação da pele afetada.
A cicatriz é retirada completamente e novamente refeita com pontos internos. Geralmente utiliza-se a anestesia local, mas dependendo da extensão da cicatriz o procedimento pode incluir sedação venosa.
Cada tipo de cicatriz vai exigir uma intervenção particular à suas características.
Conheça agora 4 tipos de cicatrizes comuns
Cicatriz Hipertrófica
Apresenta textura espessa mas não ultrapassa as margens da lesão. Nestes casos, as fibras de colágeno estão desordenadas mas ainda assim, apresenta melhora com o tempo apesar de não sumir completamente.
Cicatriz Discrômica
Apresenta cor e tonalidade diferente da pele, há duas variações: hipercrômicas, quando mais escuras que a pele; e hipocrômicas quando mais claras.
Cicatriz Alargada
São cicatrizes grossas e frouxas, parecidas com estrias e podem estar abaixo do nível da pele, ou seja, não apresentam saliência. É mais comum que ocorram em áreas de maior tensão de pele.
Quelóide
São cicatrizes progressivas resultantes da produção exagerada e desregular de colágeno, tem como principal característica ultrapassar as margens da cicatriz e pode causar coceira.
Tem cor avermelhada e dificilmente diminui ou some com o tempo.
O procedimento é focado em corrigir as irregularidades na textura, tamanho ou suavizar a cor da região afetada, proporcionar mais uniformidade da pele, e é indicado apenas quando a pele não reage à procedimento estéticos menos invasivos como uso de placas de silicone, radioterapia ou luz pulsada.
Após a cirurgia pode-se notar inchaço e vermelhidão no local, então o resultado final surgirá após algumas semanas e a cicatrização total pode levar alguns meses.
Para maior qualidade dos resultados e segurança, opte por um cirurgião plástico especialista siga as recomendações pós cirúrgicas.