A cirurgia plástica não tem início ou fim na mesa de cirurgia, os cuidados pré e pós operatório são tão importante quanto o procedimento em si.
Além do repouso, a drenagem linfática é uma grande aliada de médicos e pacientes pois ajuda a evitar a retenção de líquido e toxinas, diminui o inchaço e ainda ajuda a acelerar a recuperação.
Trata-se de uma técnica de massagem para estimular o sistema linfático – uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo – a trabalhar mais agilmente.
O sistema linfático é composto pela linfa e os gânglios linfáticos, que juntos formam uma terceira circulação (além da arterial e venosa) e realiza trocas metabólicas.
E o que isso significa?
A adesão à drenagem linfática no pós operatório pode otimizar os resultados, favorecendo hidratação, nutrição celular e captação de oxigênio, além de melhorar a circulação sanguínea, contribuindo no processo de cicatrização e tratamento de dores.
A quantidade de sessões e frequência de drenagem linfática depois de procedimentos cirúrgicos, deve ser prescrito e indicado por um fisioterapeuta de confiança (de preferência, indicado pelo próprio cirurgião) juntamente com médico responsável.
Para maior segurança e qualidade no resultado, opte sempre por um cirurgião especialista.
Alguma dúvida? Vamos conversar!