A rinoplastia é uma das práticas cirúrgicas mais antigas. É claro que as técnicas atuais contemplam às mais diversas características e possibilidades.
Existem vários tipos de rinoplastias, cada uma visa atender e entregar o melhor resultado possível de acordo com o desejo e as peculiaridades de cada paciente.
A insatisfação com o tamanho, espessura ou forma do nariz é muito comum. O rosto é o cartão postal do ser humano, e a insatisfação com o mesmo influi muito na auto estima e qualidade de vida social.
Existem técnicas de contorno com maquiagem que ajudam a disfarçar os aspectos indesejáveis e há quem se submeta a utilizar grampos que prometem afinar o nariz.
Mas só existe uma técnica definitiva: a Rinoplastia.
Vale dizer que, o objetivo da intervenção cirúrgica não é dar um novo nariz ao paciente, é comum que os pacientes cheguem ao consultório com uma foto de referência de um nariz que ele quer ter, mas isso nem sempre é possível.
As técnicas devem se adequar e considerar as características étnicas naturais do nariz. O objetivo é harmonizar o rosto sem roubar a identidade.
Mas isso não distância você do sonho de reparar os aspectos indesejados do nariz.
Existe 3 tipos de Rinoplastia e, com certeza, alguma dessas técnicas será capaz de atender você.
Rinoplastia de redução
Os candidatos para este procedimento são pacientes insatisfeito como o tamanho em geral do nariz e sentem que o órgão é desproporcional ao rosto. A técnica promete reduzir às dimensões da ponta, nariz e ossos (no caso de ossinho proeminente).
Rinoplastia de aumento
É a ampliação das proporções gerais do nariz, harmonizando-o com o dorso. É mais comum pacientes que perderam uma parte do órgão em função de doenças ou acidentes.
Rinoplastia étnica
É um tipo de rinoplastia que tem como objetivo harmonizar o nariz ao rosto, respeitando os traços étnicos e as características genéticas. A promessa é dar ênfase aos pontos positivos e reparar os negativos (apontados pelo paciente).
Como pode ver, existem técnicas diferentes e as mesmas podem e deverão ser adaptadas de acordo com seu sonho e necessidade. Lembrando que, além de devolver a autoestima, a rinoplastia também é capaz de entregar resultados funcionais ao nariz, é possível aliar o procedimento à correção de desvio de septo, por exemplo.
Todas as técnicas exigirão cuidados pré e pós operatório.
Para aumentar a qualidade dos resultados, opte por um cirurgião especializado capaz de proporcionar atendimento personalizado e humanizado a você.
Está interessado no procedimento e quer saber qual técnica é mais indicada para você?
Não hesite. Vamos conversar!