Brincos grandes e chamativos, cheios de brilho e pedras, alargadores de vários tipos e tamanhos podem fazer a cabeça de muitas pessoas, mas o uso inadequado de tais acessórios pode trazer consequências mais sérias.
Por ser uma área delicada do nosso corpo, os acessórios acabam muitas vezes sendo os responsáveis por danificar a pele. O melhor método para cicatrização e reconstrução do lóbulo é a cirurgia.
A lobuloplastia é um procedimento rápido (possui a duração de aproximadamente 30 minutos), com uma incisão local onde é retirada uma fina camada de pele ao redor do rasgo e faz a costura para unir os dois lados. Podemos também reconstruir essa região retirando um setor (“pedaço de pizza”) e fechando após com pontos delicados. Não há necessidade de internação e o paciente pode retornar para casa no mesmo dia.
Em alguns casos, o cirurgião plástico opta por uma cirurgia para diminuir o lóbulo da orelha, pois a região pode ter ficado grande devido ao peso do acessório utilizado antes do rasgo.
A anestesia é local, e não demanda internação para ser realizada. Os pontos são retirados por volta de 7 dias. A cicatriz decorrente da correção da fissura de lóbulo de orelha corresponde ao fechamento do defeito em uma linha vertical. Inicialmente a cicatriz fica avermelhada e evolui para uma coloração próxima à cor da pele.
Para o pós-operatório, é recomendado evitar exposição solar. O novo furo poderá ser realizado após 8 semanas, pois é necessário aguardar a cicatrização após a retirada dos pontos.