Quando um simples tchauzinho ou uma blusa sem mangas é um problema para você, talvez seja a hora de pensar sobre a possibilidade de um procedimento estético. As oscilações no peso, o envelhecimento e fatores hereditários podem fazer com que os braços fiquem com aparência flácida e em alguns pacientes, além do excesso de pele, ocorre também o excesso de gordura.
A cirurgia de lifting de braço, também conhecida como braquioplastia, reduz o excesso de pele e de gordura entre a axila e o cotovelo, remodela o braço deixando a pele mais lisa e com contornos suaves, resultando em aparência tonificada. É indicado nos casos em que seus braços são flácidos devido ao excesso de pele e de gordura. O exercício pode fortalecer e melhorar o tônus muscular do braço, mas não trata o excesso de pele e a gordura localizada. Nestes casos, pode-se associar a lipoaspiração.
Se o excesso de pele está localizado dentro de dois centímetros da axila, o cirurgião pode, potencialmente, puxar a pele para cima através de uma incisão na axila. Para casos cujo excesso de pele se estende da axila até o cotovelo, a única opção é a remoção completa da flacidez do braço com uma incisão que vai da axila ao cotovelo, na parte interna do braço.
A anestesia utilizada poderá ser local com sedação intravenosa ou geral, medicamentos são administrados para seu conforto durante o procedimento cirúrgico. O ato cirúrgico tem duração aproximada de duas a três horas e a técnica a ser utilizada dependerá da qualidade, bem como da extensão da flacidez da pele da paciente. O paciente terá todas as instruções necessárias para ajudar a fazer a escolha certa, baseando-se na sua anatomia, necessidades e preferências.
O tamanho da cicatriz depende da técnica utilizada. Se for somente lipoaspiração, a cicatriz resultante é mínima, medindo aproximadamente 0,5cm. Pode se localizar apenas na axila e região do braço próximo a axila ou se estender da axila ao cotovelo.
Durante o período do pós-operatório, o paciente deve evitar ao máximo excesso de movimentos, principalmente levantar os braços por 30 dias. Após a cirurgia, será colocada uma malha para compressão no local. O retorno ao trabalho poderá ocorrer no período de uma ou duas semanas e aproximadamente 15 dias para dirigir carros novamente.