As mamas caídas costumam ser um problema para a autoestima das mulheres. Com o passar dos anos, naturalmente há substituição do tecido glandular da mama jovem por tecido gorduroso. Ainda temos que nos lembrar da gravidez, da amamentação e da perda ponderal que podem contribuir para flacidez da pele.
Uma das dúvidas mais frequentes dos pacientes durante as consultas é “a prótese levanta a mama doutor?”.
Primeiramente é preciso entender que a mamoplastia (prótese de mama) e a mastopexia (também conhecida como lifting das mamas ou “levantamento das mamas”) são procedimentos diferentes.
A primeira consiste em aumentar o volume das mamas, contudo não é indicada para suspensão delas. Já na segunda conseguimos levantá-las e também aumentar o volume quando realizada com implante de silicone.
O lifting das mamas remodela o tecido mamário, pode remover o excesso de pele e reposicionar as aréolas, dessa forma conseguimos suspendê-las conferindo um novo contorno.
Na grande maioria das vezes, a cicatriz dessa cirurgia fica ao redor da aréola associada a um “T invertido” e com isso podemos até diminuir o tamanho das aréolas quando necessário.
Essa cirurgia pode ser feita sob anestesia local associado à sedação ou sob anestesia geral. A paciente costuma ter alta no dia seguinte e o retorno às atividades cotidianas costuma ser por volta de 30 dias.
A mastopexia deve ser evitada em mulheres que pretendem ter filhos, pois a cirurgia pode atrapalhar a amamentação.
Possui dúvidas de como funciona a realização da cirurgia e tem interesse em realizar esse e outros tipos de procedimentos? Estou à disposição para maiores esclarecimentos.