A escolha do implante de mama ideal é um tema que deve ser tratado com muita cautela, porque a mama é um símbolo feminino, é quando uma mulher decide realizar um implante de mama, surgem muitas dúvidas.
Antes de qualquer coisa, não pense em ir para consulta desejando os 300ml da amiga ou vizinha que ficou lindo, pois é uma ilusão!
Para cada corpo um número e escolha do tamanho do implante é uma decisão importante. A forma e o tamanho devem ser proporcionais ao volume da mama, tamanho do tórax e ao biotipo da paciente. Embora existam muitas maneiras de estimar o efeito do procedimento, nada é mais importante do que ter uma discussão detalhada com seu cirurgião.
Além disso, há diferentes texturas das próteses de mama, que podem ser lisas, texturizadas ou de poliuretano:
Prótese lisa: Este tipo de prótese tem uma textura lisa e sem rugosidades. Atualmente, quase não é utilizada, já que com seu uso, a incidência de contratura capsular é muito maior do que com as outras duas texturas.
Prótese texturizada: Possui superfície com micro rugosidades visando “quebrar” a formação da cápsula.
Prótese de poliuretano: Sua superfície é revestida com espuma de poliuretano. Apresenta os menores índices de contratura capsular (0,5%) entre as próteses existentes, porém é mais sensível à palpação e possui maiores chances de dobras. Utilizada geralmente após contratura capsular intensa com prótese de silicone texturizada.
Além do material do qual é feita, a prótese pode se diferenciar pelo formato que possui, levando em conta a harmonia com o tipo físico da paciente, sendo uma decisão importante para o resultado final que será obtido. Os mais utilizados são os três abaixo:
Formato Redondo: Implante com características de base circunferencial. É a prótese mais utilizada para aumento de mama.
Formato Cônico: Prótese de base redonda e de projeção estreita, semelhante à forma de um cone.
Anatômico: Também conhecido como formato natural ou em gota. É a prótese mais indicada para as pacientes que desejam aumentar o volume apostando nas características pendulares da mama e não buscando o polo superior proeminente. Muito utilizada também em reconstruções mamárias pós câncer de mama.
Leve todas suas dúvidas anotadas: na hora da consulta você vai travar e lembrar tudo, menos as dúvidas. Vá com objetivo: entender se o que você espera da sua cirurgia é possível ou não.
Marque sua consulta, deixe claro seus pontos e objetivos e ouça o que esperar do seu resultado, estou aguardando você!