Muitas mulheres deixam de ter uma vida sexual plena por não se sentirem à vontade com a aparência de sua região íntima.
Algumas deixam até de usar calças justas, biquínis ou roupas de ginástica para evitar maiores constrangimentos. Mas não é somente por estética que as mulheres buscam essa cirurgia, pois há pacientes que também apresentam dor durante a relação sexual e esse é um problema ainda maior.
A cirurgia íntima feminina é o procedimento cirúrgico indicado para corrigir alterações da estética vaginal.
As alterações podem afetar psicologicamente a paciente, diminuindo sua autoestima, mas o tabu ainda é grande na nossa sociedade que a grande maioria tem vergonha de falar sobre isso, até mesmo com os seus médicos.
Dessa forma, como “não se fala nesse assunto”, as opções de tratamento ficam desconhecidas e a insatisfação perpetua. Conheça alguns procedimentos que podem ser feitos para a melhoria desta região:
Conhecida como “Monte de Vênus”, localizado acima do púbis, região com pelos pubianos, pode apresentar uma elevação devido ao acúmulo de gordura. Quem busca a operação reclama de ter muito volume no local, ficando em evidência ao usar roupas justas.
A diminuição dessa área pode ser feita com uma lipoaspiração e em alguns casos é indicado retirar a pele que fica flácida ou “sobrando” após a retirada de gordura.
As mulheres que sofrem de grandes lábios volumosos podem recorrer à cirurgia íntima do tipo labioplastia.
Nesse caso, o cirurgião retira o tecido em excesso ou pode ser feita uma lipoaspiração da região.
E de maneira semelhante à cirurgia dos grandes lábios, a ninfoplastia é o procedimento que visa a reduzir o tamanho dos pequenos lábios e para isso o cirurgião retira o excesso de pele e reconstrói a região.
A paciente deve permanecer em repouso por cerca de 48 horas. Independentemente do procedimento realizado, edema (inchaço) e equimose (manchas roxas) são sinais comuns e costumam regredir gradativamente durante as primeiras 2 semanas.
A maioria das pacientes retorna às suas atividades após o 3º dia e às atividades físicas em tono de 30 dias. Relações sexuais devem ser evitadas por um período de 21 a 30 dias.
Importante ressaltar é que esse tipo de cirurgia plástica geralmente pode ser realizado após os 18 anos de idade, após os órgãos genitais estarem completamente desenvolvidos.